5 efeitos colaterais mais comuns dos anticoncepcionais que você não deve ignorar

Cuide bem da sua saúde!

O anticoncepcional pode ser considerado uma pílula milagrosa por muitas mulheres, pois ele ajuda na contracepção e no planejamento familiar. É um direito constitucional das mulheres escolher quando dar a luz.

Apesar de seus benefícios, os anticoncepcionais têm efeitos colaterais que podem ser um incômodo para mulher e até mesmo interferir em sua saúde, pois se trata de uma bomba de hormônios que afetam todo o funcionamento do corpo.

Confira a seguir uma lista de efeitos colaterais que podem ser causados pelos anticoncepcionais.

1. Dor de cabeça e náuseas

Como dito anteriormente, o uso de anticoncepcionais causa fortes alterações hormonais e por consequência é comum que esses remédios causem dores de cabeça, dores abdominais e náuseas.

2. Alteração do fluxo menstrual

É comum que se tenha períodos menores e menos frequentes de sangramento menstrual em razão das alterações que o remédio provoca no organismo. Também é possível que aconteçam sangramentos fora do período menstrual.

3. Aumento de peso

Além de aumentar o apetite, os anticoncepcionais provocam a retenção de líquidos no organismo em razão do aumento na quantidade de sódio e potássio nos tecidos do corpo.

4. Surgimento de espinhas

Algumas mulheres estão sujeitas a este efeito colateral nos primeiros meses de uso da pílula anticoncepcional, embora esta mesma classe de medicamentos seja usada para contenção da acne.

5. Alterações do humor

O uso prolongado da pílula anticoncepcional pode levar ao surgimento de alterações de humor semelhantes a aquelas experienciadas no período menstrual.

Não faça o uso de anticoncepcional sem o conhecimento do seu médico.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.