5 dicas para homens que querem aumentar a testosterona

Hormônio esta relacionado a libido, disposição física e muito mais.

A testosterona, assim como diversos outros, é um hormônio fundamental para o funcionamento adequado do corpo. Presente em maiores quantidades nos homens, mas também em mulheres, este é um hormônio muito associado a performance sexual masculina.

Desde a presença de pelos corporais à libido e fertilidade, a testosterona é muito importante para a saúde do corpo. Como todo hormônio, existem homens que podem sofrer com o desequilíbrio da testosterona, o que pode gerar alguns transtornos.

Em alguns casos, é necessário o acompanhamento médico. No entanto, em muitos casos, uma simples mudança de hábitos pode favorecer o equilíbrio hormonal do corpo e permitir que o próprio organismo se reequilibre.

1. Estar atento a alimentação

Pense na alimentação como o combustível do seu corpo. Você não abastece um carro com qualquer combustível e espera que ele tenha  uma grande performance, não é? Com o corpo é basicamente a mesma coisa. Para um equilíbrio hormonal e bons níveis de testosterona, é importante uma alimentação rica em vitaminas A e D, além de Zinco.

Em alguns casos, é indicado uma consulta com um profissional da área de nutrição para auxiliar na montagem dos pratos e indicar onde encontrar as substâncias.

2. Prática de exercício físico

Fique tranquilo! Ninguém espera que você se torne um Usain Bolt ou um Michael Phelps, mas é importante deixar de lado a vida sedentária. Você pode fazer algumas atividades simples, como caminhadas, subida e descida de escadas, dança, luta. O importante é manter o corpo em movimento e separar um tempo para cuidar desse aspecto da saúde.

3. Não abrir mão de uma boa noite de sono

O sono é o momento em que o nosso corpo atualiza os sistemas e nos prepara para o dia seguinte. Se você abre mão desse momento, ou se não cuida da qualidade do seu sono, acaba gerando prejuízo para várias áreas da sua vida e saúde. Dormir bem não só aumenta os níveis de testosterona, como também abaixam os níveis de cortisol (o “hormônio do estresse”).

4. Estar atento ao peso

Muitas pessoas vivem de forma saudável acima do peso, embora a obesidade possa se tornar um problema. O ideal é estar sempre sensível e atento ao seu corpo. Preste atenção nos sinais e esteja sempre em dia com os exames médicos. O sobrepeso, em muitos casos, pode afetar os níveis de testosterona.

5. Acompanhamento médico

Esta recomendação é para aqueles homens que realmente lidam com alguma deficiência do hormônio e não podem resolver o problema apenas com uma mudança de hábitos. Nesse caso, o médico responsável vai entrar com o tratamento adequado, que pode envolver suplementos, medicamento, reposição hormonal, etc.

 

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.