5 coisas que cortam o efeito do anticoncepcional; é por isso que muitas mulheres engravidam mesmo tomando a pílula

Preste atenção nestas dicas para não tomar o anticoncepcional em vão.

O anticoncepcional é um dos métodos contraceptivas mais tradicionais e conhecido entre as mulheres em idade férteis que não pretendem engravidar no momento. Porém, não é difícil encontrar alguém que engravidou mesmo dizendo que tomava a pílula corretamente.

Diante disso, decidimos compartilhar com vocês pelo menos 5 coisas que podem cortar o efeito esperado do anticoncepcional. Confira logo aqui abaixo.

O que corta o efeito do anticoncepcional

1. Tomar remédios

Algumas medicações como antibióticos, antifúngicos e anticonvulsivantes, podem alterar e interferir na eficácia  da pílula que é usada na maioria das vezes como método anticonceptivo.

Sendo assim, você deve estar ciente que nunca deve tomar qualquer remédio sem prescrição de seu médico e sempre que for preciso tomar alguma medicação é importante dizer qual anticoncepcional você para ver se a indicação de seu médico não vai interferir na eficácia.

2. Vômito ou diarreia

Se você teve diarreia ou fez vômito até 4 horas após tomar a pílula anticoncepcional, poderá ter seu efeito diminuído ou a perda total de seu efeito, sendo assim, vale a pena tomar a próxima pílula como precaução.

3. Doenças ou alterações no intestino

A  doença de Crohn ou retocolite, podem impedir a  absorção do anticoncepcional, veja isso com seu ginecologista.

4. Esquecer de tomar a pílula

Se esquecer de tomar o anticoncepcional, toma assim que lembrar, mas caso isso tenha ocorrido logo na primeira semana de início da cartela, evite relações sexuais por 5 a 7 dias como precaução.

5. Tomar chás

Chás com o de alfafa ou chá de alcaçuz em grande  quantidade pode prejudicar na absorção da pílula.

Escrito por

Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.