4 receitas caseiras que prometem benefícios para a saúde, mas que na verdade são extremamente perigosas

Cuide bem da sua saúde.

Receitas caseiras podem ser uma verdadeira salvação em momentos de apuro, e o saber popular costuma vir a calhar na falta de uma medicação mais correta prescrita por um médico.

O que nem todos sabem é que muitas receitas caseiras podem trazer mais malefícios do que benefícios e que o saber popular também tem seus limites. Certos remédios caseiros que são comuns de serem usados podem inclusive ter o efeito oposto ao desejado.

Confira os receitas caseiras que você deve evitar:

1. Pasta de dente na acne

As acnes como cravos e espinhas são inflamações cutâneas que necessitam de limpeza e cuidados. O uso de pasta de dente pode parecer uma boa idéia, mas ele piora o entupimento dos poros, além de agravar a inflamação.

2. Óleo ou manteiga em queimaduras

Pode até parecer que estas substâncias promovem o alívio da queimadura mas na verdade elas impedem que a pele resfrie após a queimadura, além de promover um ambiente propício ao crescimento de bactérias.

3. Prata coloidal para o sistema imunológico

Existem várias alegações sobre supostos benefícios da ingestão da prata coloidal para o sistema imunológico, mas nenhuma com embasamento científico. De fato, o que se comprovou foram os riscos desta prática, que podem levar a uma condição conhecida como argiria, onde a pele sofre uma descoloração azulada e causa convulsões em casos mais graves.

4. Gasolina ou querosene contra piolhos

Esta prática além de perigosa é ineficaz. Por muito tempo acreditou-se na eficácia deste tratamento em razão da natureza corrosiva destas substâncias quando na verdade ela pode causar queimaduras graves e não resolver o problema.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.