Nas primeiras horas desta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a invasão da Ucrânia. Em um longo pronunciamento, Putin falou com a população russa e afirmou que a autorização de uma incursão militar no leste da Ucrânia tem como principal objetivo proteger civis.
Vladimir Putin fez graves ameaças aos demais países do mundo em especial aos Estados Unidos, o presidente russo afirmou que qualquer nação que ouse interferir na incursão militar do Exército russo sofrerá “consequências que eles nunca viram”.
O presidente russo acusou os Estados Unidos e os seus aliados de ignorarem a exigência da Rússia do não ingresso da Ucrânia de fazer parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que colocaria a integridade da Rússia em perigo.
É o início da 3ª Guerra Mundial?
Segundo o portal da BBC News, por pior que seja esta incursão militar da Rússia contra a Ucrânia, neste momento não existe o risco do início da 3ª Guerra Mundial, até mesmo porque a Otan não pretende confrontar o país de Putin.
Vale ressaltar que a Rússia é uma das maiores potências bélicas do mundo, o país possui cerca de seis mil ogivas nucleares, além de um Exército bem armado, que tem a sua disposição mísseis e armas de destruição em massa.
🚨AGORA: Explosão de uma instalação de defesa aérea da Ucrânia em Nova Kakhovka
— CHOQUEI (@choquei) February 24, 2022
🇺🇦#UCRANIA – 🇷🇺#RUSIA 🚨#URGENTE #Russia #Ukraine #Donbass
Rusia invade Ucrania. pic.twitter.com/xSRBNFgqv0— @LuisSalinas (@luisrsalinas) February 24, 2022
https://twitter.com/LA__FUENTE/status/1496692207696371713?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%…
#23Feb Reportan que las ciudades de Kharkiv y Odessa están bajo ataque en Ucrania.📹 pic.twitter.com/HIkZviRnK5
— LA FUENTE NEWS (@LA__FUENTE) February 24, 2022
Embora Putin tenha informado que iria apenas garantir a independência dos países separatistas, há relatos de bombardeios em Kiev, capital da Ucrânia.