As autoridades do Texas, nos Estados Unidos, confirmaram que mais de 50 pessoas estavam no caminhão que foi encontrado na noite de ontem. 46 pessoas foram encontradas já sem vida, tanto dentro quanto ao redor do veículo, enquanto outras 16 foram resgatadas com vida.
Dentre as 16 pessoas resgatadas com vida, ainda segundo as autoridades, 4 eram crianças. Todas as 16 pessoas foram levadas ao hospital, mas não tiveram seus estados de saúde atualizados pela mídia local.
Ainda segundo as autoridades, a suspeita é de que as 52 pessoas tenham sido vítimas de tráfico humano. A informação ainda não foi confirmada, mas a suspeita é de que todos eram imigrantes ilegais tentando entrar nos EUA para buscar melhores condições de vida.
“A situação dos migrantes em busca de refúgio é sempre uma crise humanitária (…) Eles tinham famílias e provavelmente estavam tentando encontrar uma vida melhor. Não é nada menos que uma terrível tragédia humana“, declarou o prefeito da cidade de San Antonio, Ron Nirenberg.
De acordo com a polícia local, três pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime. Os chamados “coyotes” são responsáveis por acompanhar os imigrantes na travessia, mas frequentemente os abandonam ou cometem abusos ao longo do trajeto.
O caminhão foi encontrado depois que trabalhadores locais ouviram gritos de socorro. As autoridades acreditam que as mortes tenham sido resultado do forte calor que tem feito na região, associado a desidratação e falta de circulação de ar na unidade onde estavam alocados.