Todos os medicamentos podem trazer algum tipo de efeito colateral para aqueles que fazem o uso destas substâncias.
Entretanto alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais que colocam em risco a sua saúde, como estes três medicamentos que podem provocar uma parada cardíaca.
Vale ressaltar que estes remédios não são de uso restrito e estão entre os mais consumidos pela população que nem tem ideia de que está consumindo uma verdadeira bomba relógio para seu coração.
Mas o que é uma parada cardíaca?
A parada cardíaca é considerada uma condição médica extremamente grave e emergencial pois pode levar o paciente à óbito em poucos minutos caso não receba a ajuda médica necessária.
Quando acontece a parada cardíaca a circulação de sangue é interrompida de maneira drástica que ocasiona a falta de oxigênio em todos os órgãos e o primeiro a ser atingido é cérebro.
Veja quais são os 3 medicamentos que podem provocar uma parada cardíaca:
Estudos conceituados mostram que o uso prolongado e sem indicação médica destes medicamentos pode afetar a saúde do seu coração e provocar uma parada cardíaca.
1 – Paracetamol
Este é um dos medicamentos mais populares do mundo, o paracetamol possui propriedades analgésicas e antitérmicas. Contudo, uma pesquisa realizada pelo Instituto Leeds for Rheumatic and Musculoskeletal Medicine o uso irrestrito e prolongado do paracetamol pode provocar uma parada cardíaca.
2 – Anti-inflamatórios
Remédios a base de ibuprofeno e diclofenaco podem causar coágulos no sangue, aumento da retenção de líquidos e a hipertensão, gerando graves consequências cardiovasculares. Os anti-inflamatórios só devem ser usados com prescrição médica.
3 – Anticoncepcionais
Os Anticoncepcionais que possuem estrogênios já estão relacionados a trombose venosa, coágulos, estreitamento das artérias, hipertensão, entre outros efeitos colaterais que podem causar uma parada cardíaca.
Caso você faça o uso de algum destes medicamentos, procure orientação médica e faça uma consulta anual com um cardiologista.