A ansiedade é um dos transtornos mentais mais presentes na vida das pessoas, ao lado da depressão. Essa doença afeta diretamente a qualidade de vida de quem sofre dela e pode condenar a saúde quando deixada fora de controle.
Para a ansiedade, assim como outros transtornos, existe tratamento. Se você sente que tem lidado com sintomas fora do normal, procure um médico para passar por avaliação e receber a orientação recomendada ao seu caso.
Como toda doença, o Transtorno de Ansiedade precisa de diagnóstico médico. No entanto, existem algumas dicas que se aplicam em qualquer caso de ansiedade porque são dicas gerais e que realmente tendem a funcionar.
1. Preste atenção aos seus pensamentos
A ansiedade é descrita, por muitos pacientes, como a perda de controle dos próprios pensamentos. Isto é, uma crise pode levar o indivíduo a pensar demais e se sentir sem controle do que se passa em sua própria cabeça.
Nesse sentido, estar atento a si próprio e aos próprios pensamentos é importante. Para muitas pessoas, a meditação é uma prática que ajuda muito. No entanto, para realmente ser capaz de meditar é preciso prática e dedicação.
2. Procure ser racional em meio as crises
Uma das marcas da ansiedade é a perda do pensamento racional. Em meio a uma crise, você pode se perder em meio a paranoias e sentimentos que não fazem sentido. Nesse sentido, é importante pensar no que realmente é provável de acontecer.
3. Encontre um propósito
A ansiedade pode causar uma grande dificuldade em manter objetivos e focos a longo e médio prazo, o que gera frustração e alimenta a ansiedade. Nesse sentido, a busca por um objetivo é importante.