Um sono reparador é de suma importância para o bom funcionamento do corpo e da mente. Existem, no entanto, distúrbios do sono que pode te impedir de ter um sono de qualidade e podem portanto prejudicar a sua saúde.
Confira a seguir 3 distúrbios do sono e o que pode ser feito para amenizá-los.
1. Insônia
A insônia se trata da dificuldade ou incapacidade de dormir, e pode reduzir suas horas de descanso, bem como interferir nas horas em que se consegue dormir, impedindo que o corpo se recupere adequadamente durante a noite
O que fazer: Tente criar uma rotina antes de dormir, beba um chá sem cafeína como o de camomila por exemplo, tome um banho e fique longe das telas de celulares, televisores, computadores ou tablets. Se persistirem os sintomas é aconselhável a assistência médica.
2. Apnéia do sono.
A apnéia do sono causa interrupções no fluxo respiratório e pode ser causada por diversas condições como o estreitamento das vias aéreas, a obesidade e o uso de cigarros. A apnéia é mais comum em homens entre os 40 e 50 anos de idade e requer atenção médica
O que fazer: O tratamento da apnéia é feito com uma máscara de respiração chamada CPAP. Ela cria uma pressão positiva nas vias aéreas e as mantém expandidas durante o sono.
3. Sonambulismo
O sonambulismo caracteriza-se pela atividade de funções motoras e cerebrais que acontecem no momento do sono quando deveriam ser inibidas. A pessoa que sofre de sonambulismo pode andar, falar e fazer outras atividades sem acordar e em seguida despertar ou voltar a dormir.
O que fazer: Quando a condição não retrocede por conta própria é necessário a intervenção de um médico psiquiatra para introdução de medicamentos que regulam a atividade durante o sono.