A geladeira mudou a relação da humanidade para com os alimentos, e até mesmo a economia mundial. Antes de sua invenção os alimentos eram consumidos frescos, em algum tipo de conserva, ou, pasmem, eram conservados em caixas com imensos blocos de gelo extraídos nos lagos e rios congelados e levados de navio para o resto do mundo.
Hoje, graças a refrigeração podemos guardar todo o tipo de alimento perecível por muito mais tempo, já que o frio constante retarda as reações químicas envolvidas no perecimento dos mesmos.
Existem alguns alimentos que por diferentes motivos não devem ser levados à geladeira, já que o frio pode danificar ou alterar sua estrutura molecular de tal maneira que acelera o apodrecimento no lugar de preveni-lo. Confira a seguir alguns alimentos que não devemos refrigerar.
1. Batata
A batata pode sofrer alterações moleculares quando refrigerada, fazendo com que seus carboidratos complexos sejam convertidos em simples, facilitando assim a absorção no organismo. Em outras palavras, a batata refrigerada engorda mais!
2. Alho
Alho na geladeira estraga mesmo. Simples assim. Para refrigerar este alimento ele deve estar triturado em forma de pasta, mas o ideal é armazenar ele à temperatura ambiente num local seco e fresco.
3. Tomate
Quando refrigerados, os tomates têm a tendência de perder o sabor característico e também a consistência. Devem no máximo serem preservados na parte da geladeira mais distante do freezer onde o frio é menos intenso.