A cidade de Araci, na Bahia, aguarda o resultado de exames para identificar a causa de uma contaminação em massa. 35 pessoas passaram mal, sendo 15 crianças. Além disso, um bebê veio a óbito depois de ingerir a água de um determinado reservatório.
Todas as 16 crianças foram internadas apresentando os mesmos sintomas: dores abdominais, vômito e diarreia. Pelo menos cinco crianças ainda seguem internadas. A suspeita é que o líquido estivesse contaminado.
Dos adultos, apenas dois foram internados e os outros 18 tiveram sintomas leves, recebendo indicação de medicação para fazer o tratamento em casa. Um bebê, de um ano e 8 meses, morreu no último dia 9, quarta-feira, em decorrência do caso.
Algumas amostras foram colhidas para que fossem realizados testes, a prefeitura está investigando se a água foi ou não a causa do incidente. O fornecimento desse recurso na região, que fica na área rural, foi suspenso até o fim dos testes.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A informou, por nota, que a água é a mesma que está sendo enviada a outras regiões e negou que haja indícios de contaminação. Ainda assim, o abastecimento foi cancelado de acordo com a solicitação.
Para suprir a falta de água, provocada pela suspensão, a cidade tem enviado carros-pipa até a região para garantir o acesso dos moradores. O caso ainda não foi solucionado e pode ter novos desdobramentos a partir do resultado dos testes.